17 junho 2007

Divulgação na cidade de Forquilhinha - 17/06/2007
















A Caravana Racional fez uma bela divulgação na cidade de Forquilhinha. Foram como de costume distribuidos muito prospectos de Cultura Racional.
Participaram os Caravaneiros: Rogerio, Edir, Rodrigo, Vanilda, Sandro, Rose, Heliodoro, Dal Pont, Tonho, Volnei, Igor e Larissa.

O Raciocínio
Qual o objetivo da Cultura Racional?
O desenvolvimento do raciocínio de toda a humanidade.
O que é o raciocínio? É essa capacidade que temos de fazer cálculos e deduzir coisas?
Não, isso é pensamento. O raciocínio a ser desenvolvido pela Cultura Racional é outra coisa.
Então, o que é o raciocínio falado na Cultura Racional?
É semelhança de Deus no homem.
Existem três funções mentais básicas, a imaginação, o pensamento e o raciocínio.
E esses nomes dessas funções possuem definições próprias na cultura do segundo milênio e na cultura do Terceiro Milênio, onde se pode observar algumas semelhanças e diferenças em seus significados.
Na cultura do segundo milênio que é a cultura criada pelas energias elétrica e magnética temos:
Imaginação: faculdade de imaginar, conceber e criar imagens
Pensamento: ato do espírito ou operação da inteligência
Raciocínio: encadeamento lógico de argumentos.
Na Cultura Racional dos livros Universo em Desencanto:
Imaginação: é a função mental magnética que produz imagens no cérebro da pessoa.
Pensamento: é a função mental elétrica que produz toda sorte de considerações no cérebro da pessoa.
Raciocínio: é a função mental Racional, a qual recebe todas as orientações precisas e necessárias do Mundo Racional, produzindo os acertos reais na vida da pessoa, e o maior acerto de todos, a aquisição da Vida Eterna Racional ainda em vida, ou seja, enquanto a pessoa ainda está aqui vivendo essa vida de matéria na forma de ser humano.
Então, em conclusão, podemos dizer que as definições de imaginação e pensamento são bem parecidas nas duas culturas, enquanto que a definição do raciocínio não, não é similar, é algo radicalmente diferente.
Na cultura do segundo milênio o pensamento e o raciocínio se confundem, ou se fundem em uma coisa só e, juntamente com a imaginação, não possuem objetivos alem de si mesmos, servindo para o puro progresso material e o chamado progresso espiritual, progressos esses mantenedores dos males da vida e dos males do corpo e da mortandade.
Na Cultura Racional a imaginação e o pensamento são quase sempre citados em conjunto, porque juntos têm como objetivo lapidar e dar condições ao ser humano de entender sua existência e capacitá-lo a desenvolver o seu raciocínio.
As máquinas da imaginação e do pensamento não possuem um fim em si mesmo, são sim, as bases para alcançarmos a meta final que é o desenvolvimento do raciocínio. E, com o raciocínio desenvolvido, o término dos males da vida e do corpo e o ingresso à vida eterna.
Então, de posse do entendimento das definições da imaginação, pensamento e raciocínio na cultura do segundo milênio e na Cultura do Terceiro Milênio podemos ir adiante, deixando de lado a definição de “raciocínio” dado pela cultura do segundo milênio e considerando somente o que nos interessa melhor entender, o raciocínio como apresentado na Cultura Racional, o qual tem uma função totalmente diferente da do pensamento.
O raciocínio é a semelhança de Deus no ser humano, por ser esse o órgão que nos tira da condição de animal e nos eleva à categoria de Racional, a categoria divina. O raciocínio é o órgão que Deus projetou na máquina humana para que nos liguemos a Ele e possamos voltar ao nosso estado natural, que é ser um corpo de energia de vida eterna com nosso progresso de pureza, conscientemente.
O raciocínio é uma abstração?
O raciocínio é uma função mental, logo é algo abstrato, entretanto, a máquina que nos possibilita raciocinar não, é um elemento concreto, é a glândula pineal, a qual é ativada pelo estudo assíduo da Cultura Racional. E abstração pode ser também entendida como uma criação imaginária, e o raciocínio é na verdade a única coisa real neste mundo instável, em constantes transformações.
Quando o raciocínio de quem estuda a Cultura Racional se desenvolve?
Quando os primeiros imunizados aparecerem, teremos uma base de cálculo para servir de parâmetro para mais corretamente responder essa pergunta.
Mas tenho pra mim que, atualmente, gira em torno de uns trinta anos de estudo.
Note, não é trinta anos de encontro com os Livros e sim, de leitura de horas diárias, que é algo bem diferente de ter o Livro na estante ou debaixo do braço por trinta anos.
Não é o Livro que desenvolve o raciocínio, é a leitura do Livro que faz isso.
Por que “atualmente”, no futuro esse tempo poderá se modificar?
Sim, diminuirá, porque quanto mais para frente, maior é a regência da Fase Racional em nosso dia a dia e menores serão as atrapalhações. Com os primeiros Imunizados assistindo aos estudantes tudo se tornará mais fácil e tudo no mundo inteiro girará em função das Coisas Racionais. Aí o tempo para se atingir a Imunização Racional, que é o desenvolvimento completo do raciocínio, vai diminuir.
Então, é possível desenvolver o raciocínio nesta vida?
Mas é para essa vida! Tudo foi projetado pelo Racional Superior para que em vida pudéssemos desfrutar do poder do raciocínio desenvolvido e passássemos para a vida eterna sem precisarmos experimentar a morte, a perda de consciencia.
O raciocínio se desenvolve enquanto a pessoa está com vida, se a pessoa morrer antes de desenvolver o raciocínio o processo se interrompe, ficando para a próxima vida a continuação do desenvolvimento. Então, é para já o desenvolvimento do raciocínio.
Todos lêem os Livros para atingir o desenvolvimento completo do raciocínio nesta vida?
Exatamente, é para isso que todos estamos dedicando algumas horas, diariamente, à leitura Racional, porque o raciocínio foi feito por Deus para ser desenvolvido numa vida, então, isso é pra já, não é para o amanhã, para outras gerações ou para depois que a pessoa morre.
É em vida, é pra já!
O raciocínio é, então, a salvação do ser humano?
Sim, é o tudo do tudo do ser humano, nada se compara ao valor e ao potencial desse elemento divino. O raciocínio é a nossa identidade Racional, sem ele estamos na linha das transformações das classes irracionais.
Como é uma pessoa com o raciocínio desenvolvido?
É um ser independente da matéria e desligado das forças destruidoras do magnetismo material, é um ser ligado ao Verdadeiro Deus, orientado por Deus e, por isso, acima de tudo e de todos nessa deformação.
Uma pessoa com o raciocínio desenvolvido deixa de ser um sofredor e mortal e passa a ser um Racional, que é um ser de vida eterna com a Consciência Suprema do Mundo Racional.
Um pensador que desenvolve o raciocínio deixa de existir porque para de pensar e passa a raciocinar?
Não, nada disso de deixar de existir.
Hoje, enquanto pensadores, somos uma vida que pensa e imagina, somos centelhas de vida. Com o raciocínio desenvolvido, a vida que vinha pensando e imaginando passa a raciocinar, logo, é a mesma vida, é a mesma pessoa que mudou da classe de animal e passou para a classe de Racional.
Portanto, o que deixa de existir é o sofrimento e a morte que são as cores do pensamento e da imaginação.
Mas isso é realmente possível, chegar a esse estágio de vida?
Sim, tanto é possível que aí já estão as provas na Cultura Racional e em breve as comprovações contundentes na prática, para que não reste um pingo de dúvida de que Deus existe e que todos temos a semelhança de Deus para nos ligarmos a Ele.
Racional-raciocínio raciocínio-Racional
242º VOLUME DO HISTÓRICO
Pág. 72– O animal Racional é a semelhança de Deus, e por isso tem Deus dentro da cabeça, que é o raciocínio.

Nenhum comentário: